(065) 3052-3002      cfggarcia@yahoo.com.br    |   

O que é pneumologia? Saiba mais!

Pneumologia é a especialidade médica responsável pelo tratamento das patologias do Aparelho respiratório.

Pneumologista é o médico especialista habilitado para diagnosticar, realizar tratamento, acompanhamento das doenças respiratórias.

O médico Pneumologista Dr. Carlos Fernando G. Garcia possui: 

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Catanduva 

Residência Médica em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Catanduva

Residência em Pneumologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP- Ribeirão Preto) 

Pós-graduação em Broncoscopia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) 

Título de especialista em Pneumologia pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia 

Presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia de Mato Grosso (2016 a 2019) 

Áreas de atuação: Pneumologia, Clínica Médica, Endoscopia Respiratória.

A Pneumologia tem evoluído continuamente nos últimos anos. Atualmente vemos aumento crescente no desenvolvimento de métodos diagnósticos e tratamentos das doenças pulmonares.

Exemplos de patologias pulmonares: Asma Brônquica, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), Tabagismo, Doenças Infecciosas respiratórias, Nódulos Pulmonares (nódulo solitário ou não), Doenças da Pleura, Nódulos Pulmomares, Apneia do Sono, Doença Intersticial Pulmonar (Fibrose Pulmonar Idiopática e outras), Embolia Pulmonar.

A tosse, como mecanismo fisiológico, tem fundamental importância na remoção das secreções respiratórias, constituindo, assim, um dos mecanismos de defesa pulmonar. No entanto, os quadros de tosse crônica constituem uma das principais causas de procura por assistência médica. Pacientes com queixa de tosse crônica devem ser avaliados pelo pneumologista. Risco Cirúrgico para cirurgias como cirurgia bariátrica ou gastroplastia.

Doenças Ocupacionais Ambientais: Asma Ocupacional, Pneumoconioses, Pneumonia de Hipersensibilidade. 

Asma Brônquica: A asma é uma doença crônica, definida por sintomas

respiratórios episódicos, limitação variável ao fluxo de ar, inflamação das vias aéreas. Os sintomas são “falta de ar”, cansaço, tosse seca, sibilos expiratórios (chiados) que podem ser desencadeados em contato com alergênicos.

Asma e Obesidade são condições que representam problemas de saúde pública, sendo a obesidade fator de risco para a asma. A asma é uma doença inflamatória crônica caracterizada por hiperresponsividade das vias aéreas e limitação variável ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento. A obesidade, por si só, está associada com inflamação sistêmica, incluindo elevação de leucócitos no sangue periférico. 

Pacientes submetidos à cirurgia bariátrica para redução de peso mostraram diminuição da prevalência e da gravidade da asma, além de redução do uso de medicamentos e do tempo de hospitalização devido à doença. 

Doença Pulmonar Obstrutiva Cronica, (conhecida por enfisema e bronquite

crônica), é uma doença inflamatória dos pulmões, causada por exposição a

agentes nocivos (tabagismo, inalação de fumaças).

Agende sua consulta!