(065) 3052-3002      cfggarcia@yahoo.com.br    |

COVID 19

COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que  apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).

Os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:

·         Tosse seca

·         Febre

·         Coriza

·         Dor de garganta

·         Diarréia

·         Perda do olfato e paladar

·         Dificuldade para respirar

Como é transmitido

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de: Toque do aperto de mão; Gotículas de saliva; Espirro; Tosse; Catarro; Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.

Grupos de Risco:  Pacientes portadores de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), Asma Brônquica (asmáticos graves), pacientes portadores de doenças pulmonares como fibrose pulmonar.

Tabagismo: O tabagismo aumenta o risco de complicações de dezenas de doenças, em especial, as doenças cardiovasculares isquêmicas (insuficiência vascular periférica, infarto do miocárdio e derrame cerebral), as doenças respiratórias (bronquite e enfisema) e diversos tipos de câncer.

Os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos. Os fumantes podem ser acometidos por infecções como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose.

Pacientes tabagistas infectados pelo coronavírus poderão evoluir com quadro de  pneumonia mais grave, insuficiência respiratória e ter complicações respiratórias, principalmente pacientes idosos portadores de outras comorbidades.

ORIENTAÇÕES GERAIS:  Pacientes asmáticos devem manter uso dos medicamentos prescritos (evitar broncoespasmos). Alimentação balanceada (evitar ganho de peso).  Praticar atividades físicas (podendo ser atividades leves como caminhadas). Manter ambiente residencial bem arejado. Higienizar aparelhos de ar condicionado e se possível reduzir tempo de uso do ar condicionado. Cessar tabagismo (cigarro, narguilé, cigarro eletrônico)

Referências: