Dispneia: entenda como acontece a falta de ar no organismo
Dispneia é o termo médico que se refere à falta de ar ou dificuldade de respirar. De forma geral, um paciente com dispneia não consegue respirar com a velocidade e profundidade necessárias, sentindo um grande desconforto nos movimentos de inspiração e expiração.
A falta de ar e a dificuldade de respirar são sintomas relacionados a doenças respiratórias, como asma, pneumonia e covid-19; à obesidade e também a problemas cardíacos, como isquemia do miocárdio.
A dispneia está classificada em alguns tipos:
- Apneia: quando o paciente, geralmente dormindo, involuntariamente para temporariamente e por completo de respirar.
- Ortopneia: a pessoa não consegue respirar bem quando estar deitada.
- Dispneia suspirosa: o paciente sente a necessidade de respirar profundamente (suspirar) em meio à sua respiração normal. Geralmente, ela está relacionada a condições emocionais, como estresse e ansiedade.
- Dispneia paroxística noturna: o paciente acorda durante a noite com sensação de sufocamento, o que pode fazê-lo levantar para respirar melhor.
É normal apresentar falta de ar em alguns momentos, como após exercícios físicos, esforços, subir escadas, correr para atravessar a rua etc. Porém, quando não há causa aparente, o recomendável é procurar um médico o mais rápido possível para investigar uma possível causa.
Fonte: Medical Site
03 de Março de 2022
