O que é a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)?
O pulmão é um órgão vital, e precisa estar operando de forma saudável para continuarmos vivendo com qualidade de vida. Porém, não são raras as doenças que atingem esse órgão, e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma das mais comuns.
Ela é caracterizada pela obstrução da passagem de ar pelos pulmões, provocada principalmente pelo cigarro ou outros componentes nocivos. A doença se instala depois de um quadro persistente de bronquite ou enfisema pulmonar.
Esse quadro é perigoso porque, além de prejudicar a respiração, reduz consideravelmente a circulação de oxigênio no sangue, aumentando o risco de AVC e infarto. Os principais sintomas são tosse, pigarro, falta de ar, fadiga e catarro em excesso.
Apesar de ter o cigarro como agravante, pessoas que nunca fumaram também podem ter a doença pulmonar obstrutiva crônica. Ainda assim, passar longe do cigarro é a melhor forma de preveni-la. Além disso, deve-se realizar visitas periódicas ao pneumologista para fazer a avaliação geral do quadro respiratório e certificar-se de que os pulmões estão operando de forma saudável.
Fonte: Medical Site
20 de Abril de 2022
