(065) 3052-3002      cfggarcia@yahoo.com.br    |   

CPAP: veja como funciona este tratamento para apneia do sono!

A apneia do sono é uma doença caracterizada por interrupções da respiração que ocorrem durante o sono. Essas interrupções causam pequenos momentos de falta de ar e asfixia, que podem ser tão breves que o paciente nem sequer chega a ter consciência de que eles acontecem.

Apesar disso, elas causam microdespertares que, mesmo não sendo percebidos, acabam prejudicando a qualidade do sono e resultando na sensação de uma noite que não foi bem dormida.

Existem diversos tratamentos para esta doença, sendo o uso da máquina geradora de pressão positiva contínua da via aérea (CPAP) um dos mais populares. Ele pode ser usado em qualquer grau de gravidade da doença, principalmente por conta da geração de uma pressão positiva transmitida através de uma máscara nasal, o que permite a correção da respiração durante o sono.

Como o CPAP atua na apneia do sono?

O CPAP funciona enviando um fluxo de ar pressurizado para evitar o fechamento da passagem do ar, o que acontece pelo relaxamento dos músculos das vias respiratórias superiores. Esse fluxo consegue impedir a obstrução das vias aéreas, permitindo que o oxigênio chegue plenamente aos pulmões sem interrupções.

No tratamento da apneia com o CPAP, é possível perceber melhoras na qualidade do sono a partir de quinze dias de uso, caso seja feito conforme a orientação médica. No entanto, o tratamento adequado para cada caso de apneia do sono só pode ser definido por um médico e varia de caso a caso. O CPAP não é o único tratamento existente e, em alguns casos, nem sequer é indicado. Consulte um médico pneumologista para avaliar o seu quadro!

Fonte: Medical Site

Agende sua consulta!