(065) 3052-3002      cfggarcia@yahoo.com.br    |

DOENÇA PULMONAR INTERSTICIAL (DPI)

As doenças crônicas e progressivas que levam à fibrose pulmonar intersticial são coletivamente conhecidas como doença pulmonar intersticial (DPI), a qual está associada ao aumento da mortalidade. O tratamento da doença pulmonar intersticial é um dos maiores desafios da medicina.

Conteúdo:
Várias doenças podem cursar com doença pulmonar intersticial:

Fibrose pulmonar idiopática, Pneumonite de hipersensibilidade crônica, Outras formas de pneumonia intersticial idiopática, Sarcoidose, Pneumoconiose, Doença do tecido conjuntivo.

A doença pulmonar intersticial é uma forma importante de doença pulmonar relacionada à Artrite Reumatóide. Em estudos com tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) de tórax, sua prevalência varia de 28% a 58%, mas estima-se que apenas 5% a 10% sejam clinicamente relevantes.

O envolvimento pulmonar é bastante frequente no curso da esclerose sistêmica progressiva (ESP), doença que acomete a pele e órgãos internos, podendo manifestar-se de várias formas, principalmente como doença intersticial ou hipertensão pulmonar. A presença de doença pulmonar é um fator determinante na qualidade de vida, morbidade e mortalidade. No maior estudo encontrado na literatura, envolvendo mais de 1.000 pacientes, o acometimento pulmonar foi responsável por 33% dos óbitos.

DIAGNÓSTICO PRECOCE, ACOMPANHAMENTO COM MÉDICO PNEUMOLOGISTA É IMPORTANTE MELHORAR QUALIDADE DE VIDA E SOBREVIDA DOS PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR INTERSTICIAL.

BIBLIOGRAFIA

- Coelho AC et al. Fatores preditores da qualidade de vida relacionados à saúde física e mental em pacientes com doença pulmonar intersticial: uma análise multifatorial J Bras Pneumol. 2010;36(5):562-570

- Severo CR, Chomiski C, Valle MB, Escuissato DL, Paiva ES, Storrer KM. Avaliação de fatores de risco em pacientes com doença pulmonar intersticial associada à artrite reumatoide.

- J Bras Pneumol. 2005;31