(065) 3052-3002      cfggarcia@yahoo.com.br    |   

O que pode causar dor nas costas ao respirar?

A dor nas costas pode ter várias causas, e o que irá diferenciá-las são os sintomas associados. A dor que surge ao respirar pode ter relação com algumas doenças respiratórias, como gripes, resfriados, pneumonias e embolia pulmonar.

Menos frequentemente, essa dor nas costas também pode ter causa muscular ou no coração, mas terá outros sintomas associados que não envolvem somente a respiração.

Assim, as causas mais comuns de dor nas costas ao respirar incluem:

Gripe e resfriado

Esses são dois problemas bastante comuns que envolvem as vias respiratórias e são causadas pela entrada de vírus no organismo. Os principais sintomas são coriza, tosse, cansaço excessivo e febre. Nesses casos, a dor nas costas é menos frequente, mas, quando ocorre, está relacionada ao acúmulo de secreções nas vias respiratórias ou ao cansaço da musculatura respiratória pelo ato de tossir.

Pneumonia

Nos casos em que a dor nas costas agrava, pode ser um indicativo de alguma doença mais séria, como pneumonia. Além da dor, da tosse e da coriza, o paciente também pode apresentar febre alta, catarro esverdeado ou com sangue.

Embolia pulmonar

Embora mais rara, a embolia pulmonar também causa intensa dor nas costas ao respirar. Ela ocorre quando um coágulo impede a passagem de sangue para o pulmão. Além da dor nas costas, o paciente sente falta de ar, tosse com sangue e pele azulada.

Pleurisia

A pleurisia, ou pleurite, também causa intensa dor nas costas ao respirar e acontece quando algum tipo de líquido se acumula entre as duas camadas da pleura, que é a membrana que reveste os pulmões.

Embora não seja tão grave, a pleurisia pode ser indicativa de alguma doença mais grave ou que algum tratamento não esteja tendo o efeito esperado, por isso, é importante consultar um médico.

Fonte: Medical Site

Agende sua consulta!